Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

sexta-feira, maio 11, 2007

MENTIRAS

PENA QUE VI TARDE DEMAIS...ENFIM...QUE SIRVA DE EXEMPLO

Como escapar de mentiras virtuais. REVISTA TRIP

Cientistas gringos criam detector de mentiras especial para e-mails.
Enquanto a novidade ainda não é lançada em software, fizemos nossos testes e criamos nossas próprias técnicas antimentira
De: Nina Lemos
Para: Renata Leão
“Gata, mando hoje ainda. Tô acabando agora. Dando a última lida e cortando...”
Antes de tudo, uma explicação para os leitores e os meus chefes: eu, Nina Lemos, minto pouco, pouquíssimo. Tanto que, quando pensamos em publicar uma nota sobre como detectar mentiras em e-mails, fui até a minha caixa postal para procurar uma mensagem de gente mentindo pra mim e usá-la de exemplo. Não achei. Provavelmente, porque com o último pretê eu falava mais pelo MSN e com os meus amigos que mentem (Xico Sá, eu te amo) também.
E, entre os enviados, o único encontrado foi esse que abre a matéria, mandado para a minha editora Renata Leão.
Eu dizia que mandaria um texto naquele dia. E mandei no dia seguinte. Tá, eu acreditava mesmo que ia mandar... Mas, se não mandei, menti.
Mas se a Renata tivesse instalado em seu computador o programa de detecção de mentiras por e-mail, inventado por cientistas da Universidade de Cornell, nos EUA, poderia ter percebido que eu não mandaria.
Os cientistas dizem que os e-mails com mentiras têm mais palavras que os sinceros, pois os mentirosos criam todo um cenário para a mentira. Segundo eles, os mails com mentiras têm também palavras negativas, como “triste”, “estressado”, e termos de sentido, como “ver” e “tocar”.
Dá para fazer mais um teste: “Sim, vamos tomar um café dia desses, assim que eu estiver menos cansada (negatividade) e estressada com o trabalho (negatividade)”.
Essa é a transcrição de uma troca de MSN com um ex, que nunca vai me encontrar para tomar o tal café proposto por mim para acertar ponteiros e não ficar de inimigo. Analisando algumas mensagens, vimos que somos capazes de fazer um detector de mentiras mais completo. Dando uma olhada em meus scraps e na caixa postal, e lembrando trocas de MSNs, concluí que:

1_Mentiroso sempre pede desculpas. Exemplo, alguém que te deu um bolo fala. “Não fui porque fiquei trabalhando, desculpa.” Se era trabalho mesmo, pediu desculpa por quê?

2_Mentiroso sempre promete. Quem geralmente cumpre, não precisa prometer, certo? E eles sempre (escrevem). “Prometo tentar”, o que é o auge da não-promessa, do nada. O que é alguém prometer tentar, meus sais? Ou: “Eu vou, juro”. A gente não pediu pra jurarem nada, socorro!

3_Os mentirosos mais criativos se enrolam com as próprias mentiras e inventam histórias estapafúrdias: “Não fui porque saí com a Lara”. “Mas você não disse que ia sair com a Renata?” “Lara é o nome que uso para qualquer mulher.” “ Então Lara é a mesma coisa que pretê?” “É, claro.”

TENHO UM EXEMPLO BEM REAL E PRÓXIMO DE MIM INFELIZMENTE

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Amar remete a uma dificuldade... nem por ser de idade ou por conta da cidade. A dificuldade estah na vaidade. Amamos menos aos outros......